BrasilVR no Instituto de Tecnologia & Sociedade e na Globo News

BRVR_Set09_ITS_01

Equipe do ITS se familiarizando com a realidade Virtual

O BrasilVr foi convidado pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) para mais uma apresentação de Realidade Virtual. O encontrou rendeu tanto que fomos convidados para levar o Oculus Rift para participar do programa Navegador da Globo News!

Quando consegui a licença para o developers kit do Oculus Rift, minha intensão e da artista visual Franey Nogueira era mais do que criar e experimentar essa nova onda da realidade virtual. Tão fascinante quanto usar esse tipo de aparelho é poder observar outras pessoas balançando com o Oculus na cabeça e as discussões que um simples passeio de montanha russa digital pode suscitar. Qual foi minha surpresa quando fomos convidados (graças ao intermédio de Anitta Boavida do Parque Lage) para encontrar com o professor e diretor do Creative Commons Brasil e apresentador do programa “Navegador”, Ronaldo Lemos, para uma demonstração no ITS, uma associação civil formada por um fantástico corpo de experts envolvidos nas discussões mais progressistas sobre o papel da tecnologia na sociedade hoje e amanhã. Não poderia pedir por uma oportunidade melhor.

Chegando nos escritórios do ITS na Praia do Flamengo, aguardávamos encontrar uma atmosfera sóbria que remetesse ao peso das instituições que representavam seus pesquisadores. Harvard, MIT, FGV, inúmeras federais e uma profusão de “diretores”, “criadores”, “professores”, “mestres” e “doutores” pululam pelas descrições da instituição, porém o que nos recebeu foi um espaço descontraído e charmoso, emoldurado por uma belíssima cobertura com uma vista do Pão de Açucar capaz de ‘acariocar’ qualquer debate sobre o futuro da humanidade.

BRVR_Set09_ITS_03

Vista deslumbrante do Instituto de Tecnologia e Sociedade.

Sem demoras, montamos o Oculus e, após uma breve apresentação sobre nossas carreiras, lá estavam os pesquisadores e doutores fazendo fila para passearem pela Toscana (Tuscany), caminhar por uma galeria com os trabalhos da Franey e despencarem de um parque de diversões. Independente do cacife, os pesquisadores não ficaram imunes ao que chamo de “cara de Oculus Rift”: Uma expressão de boca aberta e cabeça torta, como se seu corpo estivesse confuso com seu pescoço, que por sua vez está discutindo com sua cabeça por ter perdido o cérebro para a realidade virtual. Aquela situação constrangedora e fascinante, com gente inteligente parecendo criança era tudo que Ronaldo Lemos precisava para confirmar que o lugar daquilo era em rede nacional de televisão. 3 dias depois estávamos nos estúdios da Globo.

Depois da visita ao ITS, fomos gravar o programa “Navegador” na Globo News. Drama, aventura, suspense e música acompanhada de realidade virtual!

O programa Navegador da Globo News é o resultado do encontro entre seus quatro apresentadores, Alê Youssef, Hermano Vianna, José Marcelo Zacchi e próprio Ronaldo Lemos. A primeira coisa que chama atenção é seu formato, onde uma gigantesca mesa tela touch screen domina o cenário. É de lá que os apresentadores puxam matérias, vídeos e entrevistas via skype para o telão ao fundo e para a tela dos espectadores. Toda essa onda hightech’ pode fazer pensar que o programa é apenas mais um focado em tecnologia e ‘gadgets’ ou se você deve se jogar da janela pois seu IphoneX não está mais aos pés do novíssimo IphoneX+1, mas o Navegador é melhor do que isso. Suas matérias englobam as últimas novidades em arte, cultura e tecnologia, porém fugindo dos pontos de referências usuais, geralmente lugares como Vale do Silício, Nova Iorque, etc, mas decidindo focar no que acontece nas periferias.

Uma pauta Navegador típica foi “arte contemporânea no Oriente Médio”, onde Hermano Viana, além de apresentar revistas e sites árabes sobre o tema, mostra a importância de ver o que acontece fora do eixo. “Realmente as coisas mais legais estão vindo da periferia”. Antropólogo, Hermano Viana foi um dos responsáveis pelas primeiras pesquisas e divulgação da cena Funk carioca e hoje é um dos criadores do programa “Esquenta”. Tudo junto e misturado é com ele mesmo.

O apresentador Alê Youssef continua o perfil multicultural da equipe, escrevendo sobre política e cultura para Trip e o site Overmundo, envolvido em produções culturais e afins. Ele me pareceu ser o responsável por mediar o programa e evitar que excessos “multitasking” de seus colegas acabem levando o programa para total anarquia. Para melhor ou pior, não sei se ele teve muito sucesso neste quesito durante a nossa gravação com Oculus Rift e o músico convidado Arto Lindsey.

BRVR_Set09_NAVEGADOR_01

Arto Lindsey, Gabriel Brasil, Ale Youssef, Hermano Viana, Franey Nogueira e Ronaldo Lemos

No próximo post, veja como foi minha participação no programa, desesperos técnicos de última hora, como decapitei o apresentador e como teletransportei um músico conceitual para tocar guitarra com gatos no Japão.

Ou então veja o episódio do Navegador nesta terça feira, dia 22 as 20:00 ou sábado dia 27 as 20:30 na Globo News ou no site Globo Play!

Instituto de Tecnologia & Sociedade – http://www.itsrio.org/

Navegador Globo News – http://g1.globo.com/globo-news/navegador/platb/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.